top of page
Design sem nome.png

A Casa da Joana
Projetos Sem Fins Lucrativos

"Não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar na transformação do mundo de alguém" 

joana-ribeiro-4hands voluntariado.jpg

A Casa da Joana é um projeto colaborativo cuja missão é apoiar pessoas e organizações a fornecer cuidados essenciais de saúde, educação e bem-estar em zonas mais carenciadas. Propõe-se ainda a auxiliar na valorização da autoestima e preparação de imagem para inserção mercado de trabalho.  

 

Um estilo de vida ético e consciente é aquele que procuro desenvolver ao longo do meu caminho, na imagem, nos hábitos de consumo, na forma como agimos no mundo, nas relações ou em relação àquilo que nos acontece. Estou a caminho daquilo que acredito ser possível, e este faz-se caminhando. Os resultados e exemplos vêm com ações, não com meras palavras.

 

Durante muitos anos senti-me perdida e "fora da caixa". É engraçado, como esta expressão era anteriormente utilizada num sentido mais pejurativo, para aqueles que não se enquadravam no seu contexto ou não se integravam. Atualmente, é uma expressão comummente utilizada para descrever alguém inovador e com um pensamento divergente do comum. Não me sinto desta forma. Sinto, sim, que procuro ser melhor, superando-me em relação a mim mesma. 

 

Passámos muito tempo a tentar ser o que os outros esperam de nós - a família, os amigos, a sociedade em geral - porque nos é culturalmente e educacionalmente incutido. Aprendemos (no geral) a competir uns com os outros, a procurar ser melhor do que o outro, a ter mais do que (sempre em relação ao outro), a julgar e criticar, a olhar para aquele que ajuda como o que tem uma segunda intenção. Acredito que a maioria das pessoas passe uma vida inteira assim, e que projete no outro aquilo que é interiormente, sem sequer se aperceber disso.

Ter consciência disso abre-nos uma porta para compreender o quão desgastante e limitador é seguir este caminho de olhar para o outro com esta visão. Ter consciência disso é um passo para conhecer o mundo de infinitas possibilidades, onde cabem todos, e cada um contribui com as suas potencialidades para um mundo melhor. Ter consciência disso exige esforço, trabalho, compromisso consigo próprio, e traz responsabilidade, auto-responsabilidade. 

Quem já percebeu isto, talvez se sinta no caminho certo.

Esta página serve de partilha de projetos positivos que contribuem para um mundo melhor, e me fazem sentir que estamos no caminho certo. 

4Hands Change
Atelier Colaborativo

Um dos valores e propósito de atuação da 4Hands, enquanto marca de consultoria e mentoria consciencial, passa por aumentar o consumo consciente através da economia circular, em que as peças de roupa, calçado e acessórios, antes de serem descartadas, serão utilizadas até ao seu fim de vida útil. Para isso, nasceu o Atelier Colaborativo 4Hands Change (4Mãos Mudam ou Para Troca de Mãos), com 2 pilares: a doação e a troca de peças de roupa, calçado e acessórios. 

Doação e Trocas Colaborativas 
Consultoria de Imagem 4Hands by Joana Ribeiro/Doação

Este é um projeto dirigido para qualquer pessoa que queira doar as roupas que já não utiliza e ainda podem ser aproveitadas, ou trocar as peças que já não fazem sentido continuar no armário, trocando por outras que trarão mais funcionalidade e versatilidade no seu dia-a-dia. 

Esta iniciativa tem como finalidade aumentar um consumo consciente, diminuir as compras por impulso, e ajudar outras pessoas que possam usufruir da roupa que podem receber e trocar e diminuir a poluição ambiental através da prolongação do uso da roupa antes que possa chegar ao descarte.

Qualquer pessoa pode participar, doar e trocar, sendo uma iniciativa gratuita.

Segue a página de instagram @4hands.change e acompanha o Atelier Colaborativo

Requisitos de participação no Atelier Colaborativo

- No projeto 4Hands Change, tu escolhes doar algo que não te faz falta ou trocar por algo que precises.
- Envia e-mail para info@4hands.pt com o assunto: 4Hands Change. 
- Para doar ou trocar, a roupa, calçado e acessórios devem estar em bom estado (não rompidos ou com buracos). Podem ter linhas ou faltarem botões. Nós arranjamos. Se tens dúvidas, traz que nós avaliamos.
- Para garantir que todos recebem os artigos em bom estado, todos eles serão analisados para verificação das condições com a finalidade de serem doados ou trocados. Devem ainda encontrar-se limpos.
- Para troca, podes escolher até 10 peças, e trocá-las pelo mesmo número. Assim, se trouxeres uma, levarás uma, se trouxeres quatro, levarás quatro. Se trouxeres umas calças, escolhes uma parte inferior, se trouxeres uma camisola ou blusa, escolhes uma parte superior, se trouxeres um casaco, podes escolher um casaco, etc. (Tentamos que a troca seja o mais justa possível).

Casa Fiz do Mundo
Casa da Joana| Consultoria de Imagem 4Hands by Joana Ribeiro

Em 2021 a 4Hands foi mais além, ajudando a Casa Fiz do Mundo São-Tomé a fazer chegar a quem mais necessita cuidados básicos habitualmente garantidos para nós. Na aquisição dos Programas Individuais da 4Hands foram doados 5% do valor total para este fim.

Casa Fiz do Mundo - São Tomé é um grupo de ação missionária que trabalha em total colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, da cidade de Neves, em São Tomé e Príncipe, local onde fiz voluntariado em 2014.
O seu trabalho abrange a assistência médica direta às zonas mais necessitadas, formação de educadores de infância e líderes, apoio na carpintaria com ferramentas, formações nas mais diversas áreas, como primeiros socorros, higiene pessoal e ambiental, informática e muitas mais, dependendo dos voluntários que seguem para o terreno. A consciência da carência de formação e de alguns bens que aquele povo sente implica ainda apoio no envio de bens essenciais (alimentação, produtos farmacêuticos e de higiene pessoal, material escolar, material para a costura, etc).

Podes acompanhar aqui todas as campanhas solidárias realizadas, desde o apadrinhamento à produção de pensos menstruais para as meninas de São Tomé através de material têxtil doado, e a recolha solidária de verbas para a compra de lápis, sabão, arroz, massas, feijão seco, bolachas e kits de Saúde. 

bottom of page