A Casa da Joana

"Não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar na transformação do mundo de alguém" 

Um estilo de vida ético e consciente é aquele que procuro desenvolver ao longo do meu caminho, na imagem, nos hábitos de consumo, na forma como agimos e reagimos no mundo, nas relações ou em relação àquilo que nos acontece. Estou a caminho daquilo que acredito ser possível, e este faz-se caminhando. Os resultados e exemplos vêm com ações, não com meras palavras.

Atualmente tenho muito claro na minha vida a minha missão, ao contrário dos muitos anos em que me senti perdida e "fora da caixa". Engraçado, como esta expressão era anteriormente utilizada num sentido mais pejurativo, para aqueles que não se enquadravam no seu contexto, não se integravam. Atualmente é uma expressão comummente enquadrada para descrever alguém inovador e com um pensamento divergente do comum. Não me sinto desta forma. Sinto, sim, que quero ser mais do que aquilo que vejo. Procuro sempre superar-me, ser melhor, em relação a mim mesma.

Passamos muito tempo a tentar ser o que os outros esperam de nós - a família, os amigos, a sociedade em geral - porque nos é culturalmente e educacionalmente imposto. Aprendemos (no geral) a competir uns com os outros, a ser melhor do que o outro, a ter mais do que (sempre mais do que o outro), a julgar e criticar, a olhar para aquele que ajuda como o que tem uma segunda intenção. Acredito que a maioria das pessoas passe uma vida inteira assim e que projete no outro aquilo que é interiormente sem sequer se aperceber disso.

Ter consciência disso abre-nos uma porta para compreender o quão desgastante e limitador é seguir este caminho. Ter consciência disso é um passo para conhecer o mundo de infinitas possibilidades, onde cabem todos, e cada um contribui com as suas potencialidades para um mundo melhor. Ter consciência disso exige esforço, trabalho, compromisso consigo próprio, e traz responsabilidade, auto-responsabilidade. 

Quem já percebeu isto, talvez se sinta no caminho certo.

Esta página serve de partilha de momentos, ações, histórias, projetos que, para mim, são positivos, e me fazem sentir que estamos caminho certo. Partilha também as tuas por mensagem e eu divulgarei aqui. 

Assina a minha newsletter

© 2021 por 4Hands by Joana Ribeiro

Porto, Braga e Guimarães - Portugal

info@4hands.pt - Tel: +351 916 371 734