Sabes o que é etarismo?


Já ouviste a frase certamente as frase: "esse tipo de roupa não é para a tua idade" ou "está na hora de esconder os fios brancos".


São-te familiares?

São frases que, aparentemente, não têm qualquer consequência, mas que na verdade podem ser etarismo. E têm efeito na autoestima de uma mulher, por fazê-la sentir-se diminuída ou menos capax devido à sua idade.


Etarismo ou Ageísmo são conceitos baseados no preconceito, intolerância ou descriminação contra pessoas com idade mais avançada. Passa por acreditar que se é velho demais para algo novo, para uma nova atividade, uma posição de destaque no trabalho, para frequentar certos sítios ou realizar certas atividades físicas.


Na imagem passa por se acreditar que determinado estilo de roupa, cabelo, maquilhagem, cor ou padrão não devem ser usados por pessoas mais velhas.


No entanto, autoestima, amor-próprio, estilo ou realização pessoal nada têm a ver com imagem, nem com regras ou padrões de beleza.

Cabelos brancos, por exemplo, não têm de ser pintados para se parecer mais nova. Tentar tornar alguém mais jovem através das roupas, procedimentos estéticos, etc.,a não ser que a pessoa procure isso, pode ser etarismo.


A idade não define ninguém, por isso na 4Hands acreditamos no ageless ("sempre jovem"). Na 4Hands, não existe idade para ser bonita, nem para usar o que se gosta, desde que se enquadre em quem a pessoa é. Não há idade para desenvolver os seus dons/competências e potencial.


Concordas?


Atenciosamente

Joana Ribeiro



Posts recentes

Ver tudo

Já imaginaste como a tua imagem pode abrir ou fechar oportunidades na tua vida? Se ainda te dizem ou achas que é futilidade trabalhares a tua imagem pessoal para o teu bem-estar, equilíbrio e maior le