top of page

O que te dá mais medo valerá ainda mais o esforço



Tomar decisões importantes não costuma ser fácil.

As decisões mais difíceis e que me custaram mais foram as decisões que mudaram mais a minha vida. Situações pessoais, profissionais, e até questões financeiras. Mas, quando mais avancei foi quando tomei as decisões mais difíceis, mas conscientes, que podia ter deixado de tomar se me deixasse levar pelo medo do que poderia acontecer ou de perder algo, ficando na zona de conforto.


Desapeguei, foquei e encontrei as respostas! Demorei? Muitas vezes sim. Custou? Sim. Escolhas importantes custam. Perdi algo? Sim, todas as decisões implicam deixar ir algo para abraçar o novo, desapegar de algo que gostamos, mas que nos faz sofrer ou não fazem sentido no momento atual e é preciso avançar. Umas vezes são coisas materiais a que nos apegamos, e que não nos fazem falta, embora a mente nos diga que sim, outras vezes são pessoas, que fazem as suas escolhas, tal como nós as nossas, e nos levam para caminhos diferentes.


Todas as decisões difíceis implicam optar por algo, em detrimento de outra coisa, e muitas vezes custa, mas são estas decisões que nos fazem avançar ainda mais no caminho do autoconhecimento e crescimento em todos os sentidos. Quando finalmente conseguimos assumir a responsabilidade de decidir avançar e desapegar é quando mais evoluímos.


É um trabalho diário, desafiante, mas é por isso e para isso que estamos cá.


O que te dá mais medo, valerá mais a pena.


Com carinho,

Joana Ribeiro


bottom of page