top of page

Outubro Rosa e Valorização Pessoal


Outubro é o mês escolhido para simbolizar a luta contra o cancro da mama, homenageando as pessoas que o têm e sensibilizando para a prevenção e diagnóstico precoce.


O cancro da mama é uma doença que afeta a mulher em todos os sentidos, interior e exteriormente. E a autoestima das mulheres é um dos aspetos mais abalados, ligada à valorização pessoal, ao lado feminino, nos seus diversos sentidos.


Se, por um lado, a valorização pessoal é afetada pela forma como lidamos emocionalmente com o que nos acontece, com consequências físicas, pois há uma mudança física no corpo da mulher que afeta a forma como se vê, e diminui, portanto, a sua autoestima. Por outro lado, a valorização e autoestima que cultivamos em nós ao longo do tempo, antes e durante a doença, são fundamentais para o seu tratamento, cura e prevenção, pois a forma como lidamos com os desafios da vida estão inteiramente ligados à nossa saúde física.


Então cuidemos de nós, valorizemo-nos como mulheres, como pessoas, como seres humanos, tratemos as nossas feridas internas, cuidemos das nossas emoções, valorizemos o nosso corpo, aceitando-o como ele é sempre, e cuidando dele com o foco na saúde e bem-estar pessoais.


Quem trabalha com a 4Hands sabe que valorização e cuidados pessoais não são unicamente físicos e externos, são fruto da nossa relação interna, connosco mesmas, e que a nossa autoestima é o termómetro da nossa valorização, aumentando ou diminuindo conforme nos valorizamos ou não. É altura de cuidarmos de nós com foco dentro, não no outro e no parecer, incluindo fisicamente. O foco é dentro, no nosso ser interno.


A 4Hands é, assim, um ponto de partida e um caminho para essa valorização em todos os sentidos, desconstruindo estereótipos e padrões sociais de imagem há muito desajustados, mas que ainda existem e que, ao invés de melhorarem a autoestima das mulheres, a diminui, pois assentam no foco errado.


Com carinho,

Joana Ribeiro

bottom of page