Imagens que falam por si...da série Ana com A

Atualizado: Nov 11


Esta série é rica em pormenores e temas ainda atuais que não poderia deixar de partilhar a minha reflexão. Sensível como sou, naturalmente chorei em cada episódio, que nos envolve a cada minuto.

A série Ana com A aborda a vida de uma criança órfã no séc. XIX, adotada por dois irmãos numa sociedade onde o racismo, preconceito e machismo levantam questões de identidade da mulher e da sua liberdade de escolha.

Mostra como as crenças limitadoras de uma sociedade fomentam a dúvida e a insegurança impactando o crescimento de uma criança sensível, que precisa de amor e de orientação. Fala de como o amor pode prevalecer e ensinar miúdos e graúdos.

Ana é uma criança amorosa, criativa e ao mesmo tempo corajosa, que segue os seus instintos e a sua verdade, ensinando, pela sua maneira de ser questionadora, outras perspetivas sobre o que é dado como adquirido e normalizado.


Para mim a mensagem principal desta série inspiradora, com várias temáticas, é sobre o poder que alguém tem ao expressar a sua verdade, independentemente do medo, e quando o coração, a sua essência e vontade são mais fortes do qualquer preconceito e estereótipo. Mostra também o impacto do suporte parental na liberdade de expressão de uma criança/adolescente.

Quanto à imagem, os figurinos revelam a realidade e diferenças da época, e as características da protagonista revelam aquilo que se pretende. Esta veste-se de forma simples e prática, com vestidos quase sem estrutura, acastanhados ou acinzentados (cores associadas a um estrato socio-económico menos abastado na época), cabelos apanhados de forma prática, mas procurando seguir o padrão de beleza existente para se sentir bonita como as restantes crianças, com vestidos beges, azuis claros, rosas, folhos e mangas abalonadas, rendas e outros elementos visuais como os chapéus trabalhados e cabelos mais expansivos das mulheres e cuidadosamente arranjados das outras crianças.


Os cabelos ruivos trazem uma mensagem de força, determinação, coragem que sai da convencionalidade e do senso comum, que a tornam única, mas não aceite por não caber nos padrões sociais. Os seus cabelos contrastam com a suavidade de pele e dos olhos.

Os seus traços falam de uma pessoa que valoriza a própria inteligência, com uma visão ampla da vida, sonhadora, que projeta e é capaz de executar e perseguir o que sente. Expansiva, emotiva, sensível e dramática, é uma curiosa pela vida, buscando sair da rotina e com muita espontaneidade. Traços reais que caracterizam a sua personagem na perfeição.


E tu o que achaste? Comenta aqui.


Joana


Posts recentes

Ver tudo